...

Inbound e outbound marketing: descubra qual a diferença

Ilustração de contraste entre inbound e outbound marketing

O inbound e outbound marketing estão entre as principais estratégias de marketing existentes, e podem te ajudar de diferentes formas a captar clientes.

Buscando te ajudar a entender os principais benefícios que cada estratégia é capaz de proporcionar a sua marca ou negócio, fizemos este artigo para que você saiba mais sobre cada uma e suas particularidades:

Esquema mostrando elementos do inbound marketing

Inbound Marketing, o que é?

O inbound marketing nada mais é do que o conjunto de ações de marketing que tem como principal objetivo atrair clientes para a empresa (Marketing de Atração). Seguindo esse raciocínio os seus clientes são atraídos até você através de conteúdos produzidos como marketing de conteúdo para sites e redes sociais.

Para que haja uma estratégia assertiva de inbound marketing é importante que se entenda não só de seu público e de seus comportamentos, mas também das etapas de compra, que são: Aprendizado e descoberta, Reconhecimento do problema, Consideração da solução e Decisão de compra.

Dessa forma, é por meio desse conhecimento aplicado na estratégia de inbound marketing que se é possível cativar o cliente de forma que ele evolua dentro das fases do funil de vendas e tome a ação final que você quer que ele tome.

Para um conteúdo ainda mais impactante, persuasivo e que converta, vale considerar a ainda as informações pré-definidas de sua persona ou PCI (Perfil de Cliente Ideal), que nada mais é do que o cliente ideal, sendo representado por um personagem semi-fictício.

Para a definição das características do personagem são consideradas características não só comportamentais, mas também demográficas, sendo utilizado como método de segmentação de negócio.

Logo, considere que para que seja possível despertar realmente o interesse do público, é necessário entender e conhecer com que se deseja conversar. No inbound marketing, os potenciais clientes e visitantes são chamados de Leads, os quais devem ser trabalhados e convertidos.

A estratégia de inbound pode ser aplicada nas seguintes formas:

É importante que todo o conteúdo feito tenha pontos de conversão, seja por formulários ou landing pages, fazendo com que os visitantes possam entrar em contato e passar para a fase no funil de vendas.

Animação 3D de elementos de outbound marketing

Outbound Marketing

O outbound marketing, também chamado de Marketing de Interrupção, já é a estratégia no qual a empresa vai atrás de seu público de forma mais ativa.

Normalmente, por meio dessa estratégia se interrompe a jornada cotidiana do cliente, o que pode ser algo arriscado quando não feito de forma amistosa e natural.

São exemplos de abordagens de outbound marketing os anúncios feitos para rádio e televisão, publicidade feita em jornais e revistas, cartazes, flyers, patrocínio de eventos, e telemarketing ativo.

Além disso, pode-se citar ainda banners em sites, propagandas no Youtube, mala direta, anúncios pagos em redes sociais (tráfego pago), pop-ups e links patrocinados.

O objetivo da estratégia não é gerar um interesse imediato, mas sim fazer com que o público, estrategicamente pensado seja cativado e possa assim, despertar interesse pela empresa e pelo que ela vende.

Inbound e outbound marketing, qual o melhor?

A escolha da estratégia ideal para a divulgação de sua marca ou produto irá depender do seu objetivo ao longo e ao final do processo, além de quem você deseja atrair e com qual período de tempo deseja alcançar a meta estabelecida.

Além da intenção e dos meios que são utilizados em cada uma das abordagens, pode-se considerar ainda quanto investimento. As estratégias de outbound, principalmente as ações que envolvem as mídias mais tradicionais, tendem a ser bem mais caras, e caso você necessite cortar o investimento repentinamente, você tem sua divulgação cortada de vez.

Por conta disso, não deixando de lado a importância das ações de outbound e como elas levam a marca, seu serviço ou produto para não só o seu, mas outros públicos, o indicado é que as ações de inbound e outbound trabalhem em conjunto. Vale considerar ainda, que como as ações de inbound tendem a ser aplicadas de forma mais on-line, estão mais visíveis e intactas.

Ilustração com elementos de inbound marketing e outbound marketing

Inbound e outbound marketing  

Para uma campanha estratégica capaz de proporcionar resultados expressivos, o indicado é que se busque alinhar os pontos fortes tanto do inbound quanto com outbound, com condutas que se completam.

Com isso, é possível aumentar o Retorno Sobre o Investimento (ROI), que com o tempo, irá te mostrar em quais canais realmente vale a pena investir, canais os quais você encontra o maior número de pessoas que dão match com o seu negócio.

Contudo, desde já é importante considerar que o marketing digital é de mais fácil mensuração, por conta de todas as métricas oferecidas pelas plataformas e suas ferramentas. Por meio dessas métricas, é possível saber informações como o número de visualizações, cliques, conversões e efetivações (vendas/contratações).

Dessa forma, além do alcance, que não é possível saber o de um outdoor, por exemplo, é possível saber o resultado da ação.

Para que a combinação dos dois modelos de negócio funcione é necessário considerar alguns fatores, como: o perfil do cliente ideal (persona), demonstração de autoridade da marca, a jornada de compra, ticket médio da empresa, know-how e estilo de trabalho da equipe de marketing e vendas, e o modelo de gestão da organização.

Conheça alguns exemplos de abordagem em que podem haver a combinação de ações de outbound e inbound:

  • Parcerias e indicações (programa de indicação e benefícios) – oferecendo descontos e condições especiais para clientes em comum conquistados via e-mail do parceiro;
  • Lojas físicas com e-commerce (loja on-line) – com a loja on-line apresentado partes específicas para cadastro de clientes para posteriores disparos;
  • Promoção de eventos – captando informações de interessados por cadastros no digital, podendo assim gerar um fluxo de automação pós-evento pelos leads gerados com o evento e sua divulgação;
  • Divulgação paga em redes sociais de conteúdos ricos como e-books e newsletter.

Uma boa dica é que você procure por pessoas especializadas para colocar essas estratégias em prática, atualmente existem muitas empresas que oferecem os serviços de marketing digital e são especializadas em entregar esse tipo de conteúdo a seus clientes.

Com a Go On você tem a certeza de colocar a sua marca em destaque no mercado!

Entre em contato conosco e alavanque seus negócios conectando sua marca com o mundo!

Tags: 

inbound e outbound, inbound e outbound marketing, inbound marketing e outbound marketing, marketing inbound e outbound

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A sua agência de marketing em 360 graus.

R. Jacarandá, 672 – 2˚Andar – Horto, Ipatinga – MG

Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba informações e novidades exclusivas em seu E-mail.

    Copyright © Goon Digital | CNPJ: 26.339.427/0001-02
    Tráfego pago: entenda mais sobre e seus benefícios! SEO On-Page e Off-Page: conheça as estratégias Go On Digital: um tour por nossa agência Conheça os serviços da Go On!
    Tráfego pago: entenda mais sobre e seus benefícios! SEO On-Page e Off-Page: conheça as estratégias Go On Digital: um tour por nossa agência Conheça os serviços da Go On!
    Tráfego pago: entenda mais sobre e seus benefícios! SEO On-Page e Off-Page: conheça as estratégias Go On Digital: um tour por nossa agência Conheça os serviços da Go On!
    Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
    Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.