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Marketing de performance: saiba como usar a seu favor

Desenho de vetores ilustrando o conceito de marketing de performance

Você sabe o que é marketing de performance? Soa familiar para você?

Confira tudo o que você precisa saber sobre o conceito e saiba como aplicá-lo para conquistar resultados significativos com o digital:

O que é marketing de performance?

O marketing de performance, como o próprio nome indica, é uma estratégia que foca estritamente em resultados e mensuração. É caracterizada por ser uma estratégia em que o pagamento de seus anúncios é feito segundo o desempenho obtido.

É por meio desse posicionamento que é possível respeitar o orçamento de marketing e ainda assim obter bons resultados e dados que são essenciais para otimizar ainda mais o processo de publicidade.

Os resultados buscados por meio do marketing de performance são estipulados com o foco de serem alcançados em curtos prazos, envolvendo toda a gestão de campanhas das empresas.

Por meio do marketing de performance é possível aproveitar ao máximo o investimento em anúncios. O foco é sempre aprimorar e executar uma estratégia mais cativante e que gere mais engajamento, fazendo com que ela seja mais eficaz. São levados em conta dados ao invés de estimativas para uma ação ainda mais certeira.

Os objetivos do marketing de performance podem ser a geração de lead, venda ou o aumento do engajamento do público, e são estipulados de acordo com que a empresa deseja.

Para que sejam alcançados os resultados estipulados, são utilizadas mídias específicas para que haja um retorno mensurável e positivo, com cada uma suprindo algum tipo de necessidade, com ferramentas essenciais para quem almeja um bom resultado de conversão. Esses recursos também possibilitam que se consiga acompanhar o retorno adquirido pelo investimento da campanha.

Com isso, o marketing de performance se encaixa como sendo uma ramificação do marketing digital, se destacando pela valorização da análise de dados, acompanhando os dados ao longo de todo o processo para que o investimento realizado tenha o retorno esperado.

Vale ressaltar que é por meio desses dados que se é possível corrigir e fazer alterações em pró da melhora do desempenho.

Equipe de marketing analisando resultados obtidos por campanha de marketing de performance

Como funciona o marketing de performance?

Como visto, o marketing de performance tem como intuito alcançar e mensurar dados de forma mais assertiva. Entre os principais objetivos definidos para essa estratégia estão vendas, leads, preenchimento de formulários, download de aplicativos e inscrições de boletins informativos e newsletters.

Entre as principais métricas a serem consideradas ao longo da estratégia estão CPC (Custo Por Clique), CPA (Custo Por Ação) e CPL (Custo Por Lead). Por meio do marketing de performance os valores serão pagos de acordo com o desempenho da publicidade (anúncio, campanhas sazonais, etc).

Como fazer marketing de performance?

É importante para que resultados sejam obtidos de forma positiva que se considere alguns conceitos para que a aplicação seja feita com maior aproveitamento. Confira:

Determinar sempre os objetivos e metas antes de dar início: para que se possa saber onde se quer chegar é importante ter pré-estabelecidos os objetivos e metas da estratégia.

Valorize o que o seu público-alvo busca e almeja: é muito importante optar por montar a estratégia considerando os interesses de sua persona (cliente ideal) e necessidades a serem supridas por seu produto ou serviço. Dessa forma, é possível fazer toda uma estratégia de copy efetiva e que converta.

Faça uma análise precisa dos dados: a análise de dados é a essência do marketing de performance, logo, nada mais justo do que fazer isso corretamente. Para saber como anda a campanha, procure investir em ferramentas de análise de resultados para que assim seja possível fazer a criação de insights para que se possa basear em melhorias e decisões.

Faça o cálculo de seu orçamento: para que nada acabe por sair do controle e que você seja capaz de comemorar todos os seus passos e vitórias com o tempo, tenha conhecimento de seu orçamento para ter uma estimativa de gastos, estabelecer estratégias inteligentes e não acabando por ficar despreparado em meio a situações inesperadas.

Homem analisando resultados obtidos por campanha de marketing de performance

KPI’s de Marketing de Performance

As famosas KPI’s – Key Performance Indicators, (Indicadores-Chave de Desempenho) são valores quantitativos essenciais que medem as ações estratégicas que irão ser feitas.

Conheça as principais KPI’s consideradas para medir ações de marketing de performance:

1. Impressões

As impressões indicam a quantidade de vezes que um anúncio foi entregue ao público. É uma KPI importante em estratégias que visam o branding, que a marca seja visualizada em massa. No entanto, as impressões sozinhas não determinam o sucesso da campanha, devendo estar associadas a outras KPI’s.

Vale considerar ainda que o número de impressões será o número de exibições, podendo a publicidade aparecer mais de uma vez para uma pessoa. A métrica das impressões é estipulada por cada canal.

2. Cliques

Como o próprio nome indica, a KPI de cliques, ou Click Through Rate (CTR), indica quantas vezes usuários apertaram no anúncio, mostrando quantas interações a publicidade teve.

Tendo conhecimento do número de impressões e de cliques é possível ter uma noção mais precisa se a campanha está indo ou não no caminho certo. Logo, caso o número de impressão seja muito superior ao de cliques, pode-se indicar que algo não está funcionando bem. Testes são bem-vindos para melhorar a taxa de cliques.

3. Leads

O número de leads é uma métrica determinante para dizer que uma campanha está dando certo ou não. Caso o número de leads gerados esteja em crescimento, a estratégia se mostra positiva.

Uma vez que os leads são pessoas interessadas e assim, de possíveis clientes, o número de leads é um dos pontos determinantes para que sejam alcançados os objetivos da estratégia e que ela seja rentável.

4. Visitas

O número de visitas que determina os visitantes, o tráfego dentro de uma página, blog ou site.

É uma das principais KPI’s dentro das estratégias de SEO, de e-mail marketing e mídias sociais, sendo capaz de indicar as palavras-chave e canais de melhor desempenho.

5. Engajamento

A KPI de engajamento é conhecida até mesmo por quem não está muito por dentro do marketing digital. É a métrica por trás dos comentários, curtidas, compartilhamentos e cliques, sendo basicamente as interações que a campanha obteve, podendo ser mensurada pelas ferramentas de redes sociais, Google Ads e Google Analytics.

6. ROI (Retorno sobre Investimento)

Por fim, podemos citar o ROI, que é justamente o retorno financeiro obtido pela estratégia aplicada. É importante que essa métrica esteja sempre positiva, com o retorno financeiro sendo maior que o investimento inicial.

O valor do ROI é o valor da receita obtida pelo investimento subtraído pelo valor do investimento.

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