...

Marketing social: sua empresa se diferenciando no mercado!

ilustração de marketing social

Através de campanhas, programas e iniciativas, o marketing social busca engajar o público-alvo, estimulando a conscientização e incentivando a adoção de comportamentos que contribuam para o bem comum. 

Combinando as estratégias de marketing à objetivos sociais, o marketing social é uma poderosa ferramenta para promover mudanças positivas na sociedade e construir um futuro mais inclusivo.

No texto você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o marketing social e descobrir como implementá-lo na sua empresa! Fique por dentro!

O que é marketing social?

O marketing social é um dos tipos de marketing que visa aplicar os princípios e técnicas do marketing para realizar algumas mudanças sociais positivas e impactar comportamentos individuais e coletivos.

Tudo com o objetivo de garantir o bem-estar da sociedade. 

Diferente do marketing comercial, que se concentra na venda de produtos e serviços para gerar lucro, o marketing social tem como objetivo atender às necessidades sociais e influenciar atitudes.

Atentando às percepções e comportamentos em relação a questões sociais, ambientais e também à saúde.

O marketing social tem alguns princípios, e alguns deles são:

  • Identificação de problemas sociais;
  • Definição de objetivos;
  • Análise do público-alvo;
  • Desenvolvimento de estratégias e mensagens;
  • Implementação e avaliação.

ilustração de marketing social

O marketing social inicia-se na identificação de questões sociais importantes que necessitam de uma intervenção, como saúde pública, educação, meio ambiente e justiça social. 

Esses problemas podem variar desde o incentivo de hábitos saudáveis até a conscientização sobre questões ambientais mais críticas.

Depois de identificar qual é o problema social a ser abordado, é importante estabelecer objetivos alcançáveis a curto prazo para a campanha de marketing social. 

Esses objetivos podem ser: aumentar a conscientização, mudar comportamentos específicos, incentivar a adoção de políticas ou leis, entre outros.

Então, compreender e conhecer seu público-alvo é essencial para o sucesso do marketing social.

Observe a população relevante de acordo com características demográficas, psicográficas e comportamentais, para fortalecer as estratégias de comunicação e intervenção mais eficazes.

Com base na análise do público-alvo, é possível desenvolver estratégias e mensagens de marketing que irão influenciar comportamentos desejados.

Essas estratégias podem ser campanhas de conscientização, programas educacionais e iniciativas de engajamento comunitário.

Com o desenvolvimento das estratégias, as campanhas de marketing social são realizadas e monitoradas de perto para avaliar se seu impacto foi positivo e se foi eficaz.

A avaliação pode conter a análise de métricas específicas, como avaliação de taxas de participação, mudanças de comportamento, feedback do público-alvo e impacto social mais amplo.

No mais, o marketing social tem a finalidade de abordar problemas sociais complexos, proporcionando uma abordagem estratégica e firmada em fatos para realizar mudanças positivas na sociedade.

Quando uma empresa investe nos princípios do marketing para influenciar comportamentos e atitudes, é possível ajudar a resolver desafios sociais urgentes, promovendo a igualdade e a justiça social.

Além de melhorar e dar mais visibilidade a problemas ligados à saúde pública e ao meio ambiente, e assim construir comunidades mais resilientes e sustentáveis.

Veja agora, quais são os benefícios que o marketing social pode trazer a sua empresa.

Benefícios do marketing social

ilustração de marketing social

Os benefícios do marketing social vão além da melhoria e incentivo de bons hábitos. Ele pode trazer várias vantagens a sua empresa, caso o implemente. 

Separamos alguns possíveis benefícios para que você tenha certeza que o marketing social é necessário para se estabelecer uma comunicação com o público! Veja abaixo!

Reputação e imagem corporativa

Estar em meio a iniciativas de marketing social irá melhorar significativamente a reputação e a imagem corporativa de sua empresa. 

O público tende a valorizar empresas que demonstram preocupação com questões sociais e ambientais, o que poderá resultar em uma imagem mais positiva da marca.

Diferenciação no mercado

Em um mercado competitivo como o que vivemos, o marketing social pode ser uma forma eficaz de diferenciar a empresa de seus concorrentes. 

Ao evidenciar seu compromisso com causas sociais relevantes, uma empresa pode se destacar como uma forte líder de mercado, ética e responsabilidade.

Fidelização de clientes

Empresas que expressam um compromisso verdadeiro com questões sociais têm maior probabilidade de atrair e reter clientes fiéis. 

O envolvimento em causas sociais pode criar um senso de lealdade entre os consumidores, que decidem apoiar empresas alinhadas com seus valores e preocupações.

Então, realizando atividades ligadas ao marketing social, sua empresa estará atraindo um público com ideais e pensamentos próximos aos valores que você busca.

Como vimos acima, com essas pessoas cada vez mais próximas de seu negócio, é possível garantir clientes fiéis e satisfeitos!

Marketing social x responsabilidade social

ilustração de marketing social

Marketing social e responsabilidade social são conceitos relacionados, mas diferentes, que têm como objetivo final contribuir para o bem-estar da sociedade. 

Abaixo, vamos entender melhor sobre a ideia de cada um deles!

Como vimos no início do texto, a ideia principal do marketing social é uma abordagem estratégica que tem a intenção de incentivar mudanças sociais positivas e influenciar comportamentos.

Também foca na identificação de problemas sociais específicos e desenvolve estratégias de comunicação e intervenção para abordá-los, sempre buscando conscientizar, educar e motivar as pessoas.

Tudo isso utilizando campanhas de conscientização feitas por meio do marketing tradicional, educação, engajamento comunitário e parcerias com organizações sem fins lucrativos e agências governamentais.

Já no caso da responsabilidade social existe o compromisso ético e moral das empresas em contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade e o bem-estar das partes interessadas.

Adotando práticas empresariais éticas e sustentáveis que beneficiem funcionários, clientes, comunidades e o meio ambiente.

Demonstrando preocupação com questões sociais e ambientais além do lucro, integrando-as à estratégia de negócios.

Os dois são conceitos bem parecidos mas o que mais diferencia é que na responsabilidade social são implementadas políticas e programas de responsabilidade social corporativa.

Como doações para organizações sem fins lucrativos, programas de voluntariado, práticas de fabricação sustentável e políticas de diversidade e inclusão.

Então podemos dizer que enquanto o marketing social e a responsabilidade social tem o objetivo comum de contribuir para o bem-estar da sociedade, mas em abordagens diferentes para alcançar esse objetivo.

Como realizar ações de marketing social?

ilustração de marketing social

Sabemos que iniciar algo novo nem sempre é fácil, ainda mais quando não se conhece os caminhos e ideias necessários para começar. 

Pensando nisso, vamos te dar algumas ideias para ajudar na realização de ações de marketing social em sua empresa. Veja abaixo!

  1. Campanhas de conscientização;
  2. Voluntariado corporativo;
  3. Parcerias com organizações sem fins lucrativos;
  4. Marketing de causa;
  5. Educação e capacitação;
  6. Campanhas de sensibilização e prevenção.

Campanhas de conscientização

Busque por uma causa social que esteja alinhada com os valores da sua empresa e crie campanhas de conscientização para aumentar a visibilidade e o engajamento em torno dessa questão.

Você pode aproveitar do mobile marketing, utilizando plataformas de mídia social, blogs e outros canais online para compartilhar informações, estatísticas e histórias relacionadas à causa.

Assim, seu público poderá visualizar suas ideias e se interessar.

Voluntariado corporativo:

Organize programas de voluntariado corporativo nos quais os funcionários da sua empresa dediquem seu tempo e habilidades para apoiar organizações sem fins lucrativos locais ou iniciativas comunitárias.

Apresente o voluntariado a seus colaboradores, oferecendo incentivos, como dias de folga remunerados para atividades voluntárias, e incentivando a participação em eventos de voluntariado.

Parcerias com organizações sem fins lucrativos:

Estabeleça parcerias estratégicas com organizações sem fins lucrativos que estejam trabalhando em causas sociais importantes para os valores de sua empresa.

Esteja em eventos, campanhas de arrecadação de fundos, programas de conscientização ou projetos de impacto social, mostrando seu compromisso com a comunidade e ampliando seu alcance.

Marketing de causa

Integre uma causa social à sua estratégia de marketing, se comprometendo a doar uma parte das vendas de determinados produtos ou serviços para uma organização beneficente.

Isso pode impulsionar suas vendas.

Comunique de forma transparente e autêntica o impacto da sua empresa na causa escolhida, incentivando os consumidores a apoiarem sua marca por meio de suas compras.

Educação e capacitação

Ofereça programas de educação e capacitação para grupos vulneráveis ou comunidades carentes, fornecendo recursos, treinamento e orientação para ajudá-los a desenvolver habilidades e gerar oportunidades.

Isso por meio de workshops, palestras ou cursos gratuitos sobre temas relevantes, como finanças pessoais, empreendedorismo, saúde mental ou habilidades profissionais, para promover a inclusão.

Campanhas de sensibilização e prevenção:

Desenvolva campanhas de sensibilização e prevenção para abordar questões sociais urgentes, como violência doméstica, saúde mental, bullying ou discriminação. 

Neste exemplo o marketing tradicional pode ser seu maior aliado. Você pode fazer materiais impressos, eventos comunitários e outdoors chamativos, para promover a ideia central.

Lembrando que essas são dicas e você pode transformar e implementá-las de acordo com seu nicho.

Ao executar essas ações de marketing social, sua empresa não apenas contribuirá para o bem-estar da sociedade, mas também fortalecerá sua reputação.

Além de construir relacionamentos significativos com clientes e colaboradores e criar um impacto positivo contínuo na comunidade.

Por mais que no início seja confuso e complicado, tenha certeza que valerá a pena incentivar pessoas e vê-las seguindo e compartilhando do mesmo valor que sua empresa! 

Na Go On Digital, criamos uma estratégia ampla de marketing que se alinhe às metas e objetivos do seu empreendimento! Confie na Go On Digital!

Tags: 

marketing social, o marketing social, o que é marketing social, o que é o marketing social, o que é social media marketing

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A sua agência de marketing em 360 graus.

R. Jacarandá, 672 – 2˚Andar – Horto, Ipatinga – MG

Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba informações e novidades exclusivas em seu E-mail.

    Copyright © Goon Digital | CNPJ: 26.339.427/0001-02
    Tráfego pago: entenda mais sobre e seus benefícios! SEO On-Page e Off-Page: conheça as estratégias Go On Digital: um tour por nossa agência Conheça os serviços da Go On!
    Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
    Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.