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O que é CPC? Saiba do que se trata e como utilizar!

Elementos em vetor ilustrando o que é CPC e sua rentabilidade

Você já ouviu falar sobre ou já leu em algum lugar sobre a sigla CPC? Essa sigla no meio digital tem um significado muito importante para mensurar resultados e estipular estratégias pagas.

Descubra aqui sobre o que é CPC e como usar a sigla e seus valores a seu favor:

Afinal, o que é CPC?

No digital a sigla CPC significa Custo por Clique, sendo uma métrica capaz de mostrar os valores que ficariam estratégias pagas, mostrando o valor médio pago por um clique em anúncio patrocinado e fazendo com que seja possível investir de forma mais consciente em anúncios pagos.

Essa métrica mede o valor do anúncio de acordo com a quantidade de cliques que o anúncio recebeu, com o seu cálculo sendo por meio da divisão entre o valor total investido pelo número de cliques. Se aplica tanto aos anúncios que aparecem nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (como o Google) quanto aos anúncios de display e anúncios de redes sociais.

Considerando que a precificação de anúncios da web não ocorre de forma fixa, é ainda mais importante fazer o uso dessa métrica para mensurar os investimentos a ponto de tomar a decisão mais estratégica possível, visando melhores lucros. Vale ressaltar que o CPC é só um dos custos envolvidos em campanhas de mídias pagas, sendo importante não só saber usá-la, mas também as demais métricas.

Não só para fazer um bom investimento, é importante se atentar ao lucro estipulado que foi alcançado por meio do anúncio. Mesmo que a campanha ao trazer poucos cliques gere um valor menor, é importante reconhecer que uma campanha que gera muitos cliques, gera um gasto maior, mas se combinada a uma boa estratégia de conversão, pode trazer lucros ainda mais significativos.

Por meio do CPC máximo, em que se estabelece o limite do orçamento a ser aplicado em anúncios, é possível escolher quantos cliques deseja receber na campanha, e assim, saber o seu custo total.

Como usar o CPC?

Para anunciar e ter acesso ao valor do CPC é necessário fazer a determinação de palavras-chave que fazem sentido para que o seu anúncio apareça para pessoas que tenham o interesse ou que podem passar pelo despertar desse interesse por meio do CTA (call to action) do anúncio, que irá incitar justamente essa atração imediata.

Para a compra de palavras-chave, como no Google Ads, não hesite em consultar o tráfego da mesma e analisar se sua chance de conversão é realmente superior a demais em questão, observando qual, ou quais, fazem mais sentido para a marca, produto ou serviço.

Estrategicamente, o CPC é muito importante para a definição de um valor máximo por clique nos anúncios, sendo possível ainda estabelecer uma meta de cliques a serem conquistados.

Por meio da definição de um valor máximo por clique nos anúncios, as plataformas conseguem estimular a quantidade de anúncios e seu público-alvo. É dessa forma, que se é possível calcular o preço médio por clique e assim o CPC, buscando-se fazer o melhor uso do valor conquistado na contratação.

Buscando que o investimento em CPC gere um bom Retorno Sobre Investimento (ROI), deve-se pensar desde o princípio além do número, para que os cliques sejam convertidos em compras ou na ação específica buscada. Mensure já que caso o anúncio não seja uma opção viável, você pode investir em estratégias orgânicas mais trabalhadas.

Qual o benefício do CPC?

Como visto, o benefício do CPC é justamente saber mensurar o valor a ser investido com os anúncios, buscando mensurar os resultados das campanhas e melhorar o planejamento de marketing.

Quanto aos anúncios, mesmo tendo o lado de serem pagos, quando usados de forma eficiente, são capazes de trazer um bom retorno financeiro, isso com um investimento relativamente barato.

Considere que existem formas de divulgação ainda mais caras, principalmente dentro do marketing tradicional, logo, vale a pena sim considerar a estratégia e buscar um pouco investimento que resulte no aumento expressivo do alcance.

Se o CPC está baixo, não desanime e busque sempre fazer a investigação das falhas dentro da estratégia, para que assim o problema seja solucionado e seja possível ter um melhor posicionamento.

Conceito de venda online de comércio de marketing digital

Como mensurar o lucro do CPC?

Já sabemos que o valor do CPC é conquistado por meio do investimento dividido pela quantidade de cliques.

É possível ainda ser estabelecido um custo máximo por clique, no qual se é feito um lance na palavra-chave escolhida pela marca ao canal de anúncio, determinando o preço mais alto que se tem a intenção de pagar.

No entanto, o CPC real normalmente é menor do que o lance inicial, com base em marcas relacionadas e pontuações de qualidade na pesquisa.

Com o valor da conta sendo feito com o custo máximo por clique, defina o Lucro Bruto (LB) buscado, por meio do Valor Total (VT) da venda e os Custos de Produção (CP). O lucro bruto será o valor total diminuído pelos custos de produção (LB = VT – CP).

Com o lucro bruto é possível definir o custo por clique, com o CPC máximo sendo o lucro bruto multiplicado pela Taxa de Conversão (TC) desejada (CPCmax = LB x TC).

O valor de custo por clique ideal irá variar de empresa a empresa, variando quanto ao ROI obtido ao final da campanha e a classificação do anúncio, levando em conta ainda a classificação de concorrentes. Uma vez que a procura da palavra-chave a qual se quer anunciada é de grande procura, o leilão considera o valor mais alto do canal do anúncio, havendo maiores os custos de publicidade.

O lance feito pode ser tanto manual, em que a marca faz a escolha de seus próprios valores de lance individuais, ou de forma automática, no qual são feitos lances de custo por clique aprimorados, em que a marca define o seu orçamento geral, tendo os seus lances automatizados com base nisso.

Como ter sucesso em minha campanha?

Para conseguir os resultados esperados em sua campanha, além do cálculo do CPC tenha em mente e no papel alguns outros conceitos importantes.

Busque sempre iniciar uma estratégia com um briefing bem feito, reunindo todos os dados relacionados e os objetivos buscados. Tenha estabelecido o público-alvo que se busca alcançar, estabelecendo foco e só assim gerando resultados.

Conheça o seu público-alvo, uma vez que é conhecendo-o que se é possível definir o tipo de anúncio que irá funcionar melhor, além da plataforma a ser utilizada. Caso o orçamento possibilite, vale a pena fazer investimentos testes no Google e diferentes redes sociais, mensurando depois onde foi mais rentável.

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