Se você escreve ou tem interesse na estruturação de um artigo para blog, você tem que saber e entender o que é headline e como aplicar de maneira certa.
Veja aqui tudo o que você precisa saber para começar o seu conteúdo com o pé direito, chamando a atenção e cativando o seu público desde o primeiro momento:
Conteúdo
ToggleHeadline, o que é?
A headline é uma parte essencial de seu artigo. Já ouviu o ditado, “a primeira impressão é a que fica”, pois é, ele pode ser aplicado aqui, já que o título é o primeiro contato que temos de qualquer tipo de conteúdo, seja ele um artigo SEO na SERP, um vídeo postado nas redes sociais ou um podcast.
Um título chamativo e que converte é o segredo para aumentar a visualização e taxa de conversão de qualquer publicação ou anúncio, podendo aumentar de 5 a 10 vezes segundo especialistas.
É pelo título que você irá abordar em primeiro momento sobre o assunto do que foi produzido, fazendo com que a pessoa que tenha interesse, se identifique. No entanto, existem técnicas que ajudam a despertar o interesse de forma mais certeira, e que podem ser consideradas em seu material.
As técnicas e elementos textuais capazes de persuadir o público são chamadas de copywriting, um recurso de escrita persuasiva que qualquer produtor de conteúdo e pessoa que almeja aumentar suas vendas com marketing de conteúdo deve conhecer.
Logo, se você é um produtor de conteúdo e deseja escrever títulos fortes e que possam te reder um maior número de cliques, engajamento, e assim, uma maior influência no digital, uma headline estratégica e bem pensada é o primeiro passo. Headlines assertiva e persuasivas são capazes de gerar conversão em diferentes fases do funil de vendas.
Tipos de headline
Como vimos, a headline é um tipo de texto essencial em vários tipos de conteúdo. Confira aqui quais são os seus tipos de aplicação:
- Título de artigos de blog focados em Otimização de Mecanismos de Busca (SEO);
- Título de vídeos em redes sociais e YouTube;
- Título de landing pages;
- Título de Podcast;
- Título de E-book;
- Título de post nas redes sociais;
- Título de anúncios pagos;
- Título de assunto de um e-mail marketing;
- Etc.
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Como criar uma headline chamativa?
Como vimos, mesmo que se trate de poucas palavras, a criação da headline requer uma maior atenção de seu tempo, para que assim chame atenção de seu público e esteja condizente com seu nicho de mercado, serviço/produto e com o que se busca.
Veja aqui o que levar em conta na hora da produção:
Segmentação de acordo com os interesses da persona
Como vimos, a headline é o primeiro contato que as pessoas têm com o seu conteúdo, dessa forma, é importante que ela atue não só como um imã, mas também como catalisador, despertando o interesse que vem à tona quase como se fosse um instinto.
Para que isso aconteça, deve-se montar a estrutura da headline com o conhecimento de persona, cliente ideal definido por comportamentos, necessidades e fatores demográficos.
Dessa forma, considere que todas as pessoas estão buscando por algo que resolva o seu problema, a sua “dor”, que de alguma forma sane a sua necessidade e lhe proporcione algum tipo de benefício. Quanto mais você oferece, e de forma mais simplificada possível, melhor.
Para uma headline assertiva, conheça a sua persona, se preocupe em fazer um levantamento sobre o seu público em um primeiro momento para que seja possível despertar uma reação positiva. Conheça os problemas, desafios, necessidades, desejos e que tipo de vantagens seu público está buscando.
Desperte interesse com o “novo”
Para que o seu público, no final das contas, acabe por escolher por sua marca, ou pelo seu conteúdo, você deve se destacar. E para se destacar, você deve oferecer algo que sua concorrência não esteja fazendo, apresentando novidades e soluções que o seu cliente ainda não tenha visto.
É algo comum de qualquer público, o desejo sobre o diferente e inédito, logo, utilizar termos como “novo” ou “grátis” em sua headline pode conquistar um resultado e métricas satisfatórias.
Oferece uma solução que seja ou pareça inovadora para seu público e ele se mostrará interessado no que você tem a dizer.
Uso de gatilhos mentais
Se você está no ramo da comunicação e mesmo que seja novo na produção de conteúdo, já deve ter ouvido falar dos gatilhos mentais. Os gatilhos mentais são estímulos psicológicos que nos fazem tomar uma iniciativa ou realizar certa ação de forma inconsciente.
Esses estímulos conseguem provocar sensações em nosso cérebro, que estão por trás da tomada de ação que queremos que nossa persona tome, consumir o nosso conteúdo, por exemplo.
Logo, o uso de gatilhos mentais na headline é um fator importante para a atração. Entre os principais gatilhos mentais que podem ser utilizados para títulos persuasivos estão: urgência, escassez, autoridade, prova social, curiosidade, razão e antecipação.
No entanto, use os gatilhos mentais com responsabilidade, sempre cumprido o que é prometido. Além disso, vale levar em conta que a headline é composta por 1 a 2 frases e exagerar nos gatilhos pode acabar por fazer com que não se atinja nenhum dos objetivos que se almeja com eles, então tenha foco.
Seja objetivo
Por se tratar de um título, não é novidade que se deve ser objetivo em sua criação. Títulos longos demais não prendem e nem chamam a atenção, já que de início já despertam cansaço nas pessoas.
Não produza uma headline muito longa e busque despertar a atenção de sua persona com as palavras suficientes para isso, de forma clara, que a mensagem seja entendida.
Um vocabulário muito sofisticado, principalmente nesse primeiro contato, não é recomendado e pode acabar assustando a sua audiência. A headline não tem o intuito de passar a informação, e sim chamar a atenção de quem deseja saber dela.
Evite usar termos negativos e mudos
Usar termos negativos já de cara, podem acabar por despertar sentimentos opostos ao que se almeja com a estratégia. Logo, é muito importante que palavras como “não” possuam um objetivo bem definido, acabando por chamar a atenção e por despertar a curiosidade. Use tudo ao seu favor.
São exemplos de termos negativos: não, nenhum, jamais, nunca, de jeito nenhum, ainda não e nem mesmo.
Quanto às headlines “mudas”, são aquelas que não passam uma informação com firmeza e clareza, fazendo que o leitor acabe por ficar confuso quanto ao conteúdo a ser abordado e não realmente interessado.
Use as técnicas de SEO ao seu favor
Em caso de headlines de blogs, use as técnicas de Otimização de Mecanismos de Busca (SEO) ao seu benefício, fazendo o uso da palavra-chave a qual se quer posicionar com evidência, não deixando de chamar a atenção do usuário que esteja navegando pela página do buscador (SERP).
O uso da palavra-chave na headline ajuda no posicionamento do conteúdo, sendo um fator de otimização e que traz relevância ao conteúdo, já que a palavra-chave é o que o usuário está literalmente buscando/procurando.
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