Está pesquisando e não sabe quanto custa para criar um site? Não é mais uma novidade que ter um site é um grande diferencial e um fator determinante para um negócio se destacar no mercado hoje, proporcionando uma maior acessibilidade, gerando mais autoridade e segurança.
Tire suas dúvidas e veja quanto custa para criar um site e os benefícios de estar no meio digital!
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ToggleO que o orçamento de um site envolve
Como qualquer outro serviço, a criação de um site envolve uma série de fatores e etapas que interferem no valor final do orçamento:
Domínio
Antes de todo o trabalho, para construir um site do 0 temos que pensar no domínio, que nada mais é do que o endereço web responsável, o qual o visitante entrará para visualizar o projeto quando finalizado, como www.nomedaempresa.com.br.
O domínio é comprado de um registrador de nome de domínio e o valor irá variar quanto ao prestador de serviço e ao tipo de domínio (nível superior ou TLD), além de taxas iniciais.
O site Registro.br é o responsável pelos domínios nacionais, tendo um investimento a partir de R$40,00/ano.
Segurança
A segurança de seu site é essencial e diante do risco de invasões, nada melhor do que prevenir desde o início possíveis momentos desagradáveis.
Logo, o orçamento de um site também inclui a compra de certificado SSL (Secure Socket Layer), que são protocolos de segurança da internet baseado em criptografia, como o HTTPS, que é uma versão segura do protocolo HTTP que utiliza SSL/TLS para criptografar a comunicação.
O certificado SSL pode ser adquirido gratuitamente pelo Lets Encrypt ou por meio de um profissional, que irá cobrar sua taxa de serviço.
Hospedagem do site
Com isso, partimos para a hospedagem do site, que é o serviço que vende ou aluga o espaço necessário para o servidor de web físico que armazena todos os arquivos utilizados para construir o site.
Logo, como você pode ver, é essencial para o começo do desenvolvimento do site. O valor da hospedagem pode estar acoplado ao custo do domínio.
Tipo do site
Alinhados os objetivos, o preço também vai variar quanto ao tipo de site escolhido, seja um site institucional, site one-page, landing page, site de loja virtual (e-commerce) ou site de aplicativo.
Construção do site
A construção do site também é determinante para o seu orçamento final. Dessa forma, é todo o trabalho visível e que esteve atrás dele, tal como o planejamento e todo o trabalho de desenvolvimento web prestado.
Aqui consideramos o planejamento, design, número de páginas, responsividade (com a adaptação do seu site para o tamanho da tela de dispositivos móveis), inserção de elementos interativos, etc.
Manutenção do site
Por fim, e não menos importante, deve-se considerar o valor de manutenção do site, que irá compreender o valor das operações que irão ocorrer após o site estar pronto, garantindo que tudo continue funcionando corretamente e sem nenhuma instabilidade.
Caso você se preocupe com seu negócio ao ponto de contratar o serviço de SEO para conquistar um posicionamento no Google de relevância, pode considerá-lo aqui.
Quanto custa para criar um site?
Os valores para a criação de um site variam de acordo com os serviços aderidos.
Segue alguns exemplos da média de preços para o desenvolvimento de um site:
- Institucional/Landing Page: R$ 1.500,00 média
- Site institucional: R$5.000,00 média
- Ecommerce: R$5.000,00 e R$20.000,00+ média
Qual a importância de possuir um site?
Além de saber quanto custa criar um site, é importante compreender a importância de possuir um nos dias de hoje.
O primeiro fator de importância é a realização de pesquisas e posicionamento no Google. Durante pesquisas realizadas pelos usuários sobre determinados assuntos sua empresa pode se tornar mais visível e conhecida, e consequentemente o público-alvo do seu nicho será atingido e trazido para dentro de sua empresa.
Além disso, um website pode servir como um portfólio e até mesmo ambiente virtual de vendas, se tornando mais acessível e, nos casos das lojas virtuais, uma forma de potencializar suas vendas.
Outra opção extremamente inteligente é o desenvolvimento de um atendimento virtual para a empresa, onde a experiência do usuário é garantida, auxiliando em um relacionamento mais aproximado com o cliente através de chats interativos.
É através do website que a sua empresa aparece na internet transmitindo uma imagem de confiabilidade ao cliente, pois o público geralmente visualiza como confiável quem bem se apresenta no ambiente virtual.
Quais os fatores devem ser considerados para custear a criação de um site?
São diversos fatores que podem diferenciar o orçamento para a criação de um website. Conheça cada um deles e sua função dentro dos sítios virtuais:
- Domínio
O domínio é considerado o endereço de localização, a forma pela qual o seu site pode ser identificado na internet.
A função dessa ferramenta é ser um ponto direto de acesso para o site que você pretende visitar. Porém, para que o seu website possua esse endereço virtual, é necessária a realização da compra do nome desejado. Os valores para adesão do domínio variam entre cada prestador de serviço, os chamados hosts, que pode variar entre diferentes tipos e taxas adicionais.
Caso o seu domínio termine com “. com.br”, um site popular para registro é o https://registro.br, que faz a hospedagem dos domínios nacionais com essa terminação, com custo a partir de R$40,00 ao ano. Quanto mais anos são negociados, mais em conta os valores se encontram.
- Segurança
A sigla que vemos antes dos endereços dos websites descrita por “HTTPS://” é a representação da segurança do domínio, onde a letra ‘S” representa a palavra “seguro”.
Para garantir essa proteção, é necessária a compra do certificado SSL (Secure Socket Layer) que protege os dados confidenciais em seu website através da criptografia, e garante que os dados confidenciais que passam pelo seu site são criptografados.
Algumas hospedagens de domínios possuem uma ferramenta chamada “Lets Encrypt”, que já realiza a criptografia dos sites de forma automática
- Hospedagem do site
Como citado anteriormente, os domínios necessitam de um lugar para se hospedar, o que popularmente é chamado de host.
A função dessa hospedagem é alugar ou vender espaço para os endereços virtuais dos sites. Algumas vezes, você pode encontrar pacotes de websites, domínios e hospedagem juntos, o que pode ser benéfico em algumas situações onde se apresentam descontos nos serviços aderidos.
Uma boa hospedagem é fundamental para garantir que o seu site abra mais rapidamente, aumentando o ranking nos sites de pesquisa, além de conseguir administrar melhor o espaço de disco, a performance e consequentemente a experiência do usuário.
Além disso, busque opções que ofereçam um bom suporte, especialmente nos casos em que seu site saia do ar.
- Design responsivo
Chamamos de design responsivo a adaptação de um website para os dispositivos móveis, para garantir que todas as informações importantes sejam visualizadas através de qualquer dispositivo, fator que auxilia na conquista de uma experiência positiva do usuário.
Além disso, após a implantação do “mobile-first” realizado pelo Google em 2021, os sites que possuem essa opção são mais valorizados e bem classificados nas principais páginas de busca.
- Componentes adicionais:
Os componentes adicionais são plugins que podem ser opcionais ou não. Segue alguns exemplos mais comuns:
- Plataformas para gerenciamento de clientes;
- Serviços de atribuição de marketing;
- Plugins de otimização de imagem;
- Plataformas de e-mail marketing;
- Gateway de pagamento;
- Entre outros.
- Manutenção do site
Por fim, e não menos importante, deve-se considerar o valor de manutenção do site, que irá compreender o valor das operações que irão ocorrer após o site estar pronto, garantindo que tudo continue funcionando corretamente e sem nenhuma instabilidade.
Caso você se preocupe com seu negócio ao ponto de contratar o serviço de SEO para conquistar um posicionamento no Google de relevância, pode considerá-lo aqui.
- Tipo de website
Assim como existem diferentes nichos de empresa, existem diversos formatos de websites. Cada formato é ideal para um objetivo nos mecanismos de busca.
Segue exemplos de tipos de sites e suas características:
- Site institucional
O formato mais comum dos sites encontrados na internet são os institucionais, que tem como meta a apresentação da empresa através dos seus serviços e evolução, e são ainda mais funcionais quando se aplica estratégias de marketing de conteúdo que, quando efetivo, traz resultados altamente positivos do alcance da empresa aos novos clientes.
- OnePage
Esse tipo de formatação é ideal para as empresas que estão começando a se apresentar em ambiente virtual.
Nele, todos os tópicos da empresa estão presentes em uma só página, sendo ideal para empresas que não necessitem de muitas páginas, com serviços mais objetivos.
Alguns exemplos de nichos que mais utilizam esse modelo são sites de eventos específicos, restaurantes e etc.
- Loja virtual
A loja virtual, popularmente chamada de e-commerce, é um tipo de formatação muito eficaz para amplificar as vendas da sua empresa, podendo ser em modelo de marketplace também, ou seja, quando outras pessoas podem divulgar seus produtos na plataforma.
Um exemplo de website que possui este formato é o “Mercado Livre”.
- Sites aplicativos
Os sites aplicativos são websites utilitários, que apresentam alguma funcionalidade aos usuários, e podem ser classificados em PWA’s ou progressive web apps.
Alguns exemplos desses websites são os da Pinterest e da Uber.
Como gerenciar um site?
Sobre o gerenciamento de um site, você pode realizar por conta própria ou terceirizar os serviços dessa administração.
O que deve ser sempre levado em consideração é que um website precisa de cuidados e atualizações de plugins regularmente, ação realizada rapidamente por um profissional.
Além disso, quando o gerenciamento é realizado por um especialista, a aparência do site estará muito mais apresentável e organizada.
Ou seja, se suas intenções são manter um website, mas não possui tempo para administrar e/ou conhecimento, o ideal é terceirizar os cuidados com esse gerenciamento, especialmente se você não possui práticas com programação.
Quem são os profissionais envolvidos no desenvolvimento de um site profissional?
Geralmente, a criação de um website profissional conta com os conhecimentos de profissionais nas seguintes áreas:
- Webmaster
Realiza a manutenção e administração geral do website, gerenciando os servidores, atualizações de plugins, monitorando desempenho e segurança do site, além de estar sempre atento à funcionalidade e garantia da boa experiência dos usuários.
- Webdesigner:
Responsável pela parte estética/visual do site, esse profissional cria layouts, seleciona cores e tipografias, cria elementos gráficos e realiza outras ações em prol de uma aparência mais harmoniosa e atrativa.
- Analista da Web
Analisa o desempenho de um website através das métricas coletadas, que são influenciadas pelo comportamento dos usuários dentro do site. Está sempre em busca de melhorias e é focado nas metas.
- Programador
É ele que escreve os códigos do sítio virtual, com intuito de manter interfaces interativas, integração com bancos de dados e outras partes técnicas. Esses profissionais podem trabalhar tanto no desenvolvimento do frontend (códigos HTML, CSS e JavaScript) quanto no desenvolvimento do backend (como PHP, Ruby, Python, etc.).
- Especialistas em SEO
São os profissionais que cuidam do posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca. Eles realizam pesquisa de palavras-chave, otimizam o conteúdo do site, analisam as tags e aplicam diversas estratégias para melhorar a classificação do site no Google ou outro motor de busca.
- Desenvolvedor
É o profissional responsável pela criação e programação de softwares, que pode se concentrar no desenvolvimento do frontend ou do backend do site, utilizando diferentes linguagens de programação para desenvolver o funcionamento do site e garantir uma excelente experiência do usuário.
- Editor de conteúdo
O editor de conteúdo escreve, edita e atualiza o conteúdo de um website, levando em consideração o que é relevante e atraente ao público-alvo. Também pode ser responsável pela gestão de redatores e de calendário editorial.
- Especialistas em SEM
Os especialistas em SEM (Search Engine Marketing) realizam campanhas de publicidade online com intuito da promoção do site nos motores de busca e em outros canais de marketing digital, através dos anúncios pagos, como Google Ads. Além disso, podem desenvolver estratégias de palavras-chave para atrair o público-alvo.
- Especialistas em usabilidade
Realizam o aprimoramento da experiência do usuário no website através de testes de usabilidade, interação dos usuários com as ferramentas no site, identificação dos problemas de usabilidade e propõem soluções para uma melhor navegação, acessibilidade e eficiência do site.
- Profissionais em MKT digital:
Definem e implementam estratégias de marketing para promover um website. Eles podem obter resultados produzindo e-mail marketing, estratégias de conteúdo, gerenciando redes sociais, analisando dados e aplicando outras táticas para aumentar a visibilidade, o tráfego e as conversões do site.
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Agora que você descobriu a média de quanto custa para criar um site, chegou o momento de dar um passo a frente e levar a experiencia de seus atuais e futuros cliente a um outro nível dentro do seu negócio.
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