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Artes para redes sociais: descubra dicas de produção e importância!

Mão feminina apontando para como símbolo de mídia social do telefone celular com tela preta na cor vermelha

A criação de artes para redes sociais é um serviço importante para a propagação da imagem da marca (branding) e engajamento.

Isso considerando o quase imensurável número de usuários ativos nas redes sociais e que estão prontos para receber uma informação/solução nova e qualificada.

Aqui neste artigo vamos falar sobre esse serviço, a importância dele para sua marca e te contar dicas para que ele seja executado de forma mais assertiva:

Artes para redes sociais

Acho que dessa forma já seja possível associar o serviço que está sendo abordado, que é o de design gráfico, mas que para a sua aplicação e para que seu objetivo seja conquistado, deve-se considerar ainda o serviço de gerenciamento de redes sociais e copywriting.

Uma vez que a imagem postada nas redes sociais, o famoso post, para gerar engajamento e/ou conversão deve ser postado no tempo certo e de forma persuasiva, condizente com aquilo que seu público, ou melhor, sua persona (cliente ideal) esteja buscando.

Dessa forma, não só a imagem e seus componentes importam, mas também todo o conteúdo textual, incluindo a copy, dia e horário da postagem.

Voltando às artes de redes sociais, não ignorando as informações estratégicas dadas, é importante saber o que apresentar para o seu cliente, já que as redes sociais, indo além do post propriamente dito, atuam como uma apresentação de sua marca, de sua missão, valores, objetivos e do que você oferece, sejam suas soluções ou produtos.

Além disso, é importante gerar um conteúdo chamativo e de valor para que o seu público tenha interesse em sua conta e em suas postagens, uma vez que apenas venda atualmente não funciona, já que com o tempo se torna algo pouco natural e cansativo.

Atraindo o público, sua marca ou negócio consegue atrair o público e aumentar o poder de venda. Para um posicionamento ainda mais certeiro, vale considerar ainda os diversos formatos que as plataformas e redes sociais proporcionam, oferecendo um leque de possibilidades para que sua marca apareça para o seu público.

Como é feita a criação das artes para redes sociais?

Ao contrário do que muitos pensam, o processo de criação das artes para redes sociais vai muito além da execução propriamente dita. É importante que a realização da arte esteja embasada na estratégia de marketing de conteúdo e no posicionamento da marca, além das necessidades e do que a persona busca.

Confira aqui o passo a passo para que as artes sejam feitas de forma estratégica e visando resultados:

Estratégia de posicionamento: antes da demanda ser passada para o designer é importante que haja um planejamento a qual ele deverá seguir para a confecção das artes. Nesse planejamento, normalmente elaborado pelo gestor de redes sociais (social media), se define os assuntos no qual as artes serão feitas, além disso, a frequência e datas em que as publicações serão feitas, que podem ser diárias, semanais ou mensais.

Briefing: a criação das artes para redes sociais deverá seguir um briefing, no qual estarão determinados os textos contidos na imagem, os formatos que elas deverão estar e toda a dinâmica no qual ela deverá se encaixar.

Criação: é considerando todas essas orientações que o designer poderá produzir as artes que deverão ser postadas, ou seja, considerando os direcionamentos para a produção das artes. Além disso, o designer irá seguir a identidade visual da marca (considerando as cores, fontes e elementos).

Revisão: após a finalização da arte, ela passará por revisão, que também irá considerar o briefing e a identidade visual da marca em questão.

Aprovação e agendamento: após a revisão da equipe de criação, o cliente dá a palavra final para que a arte possa ser programada e publicada em suas redes sociais, seguindo o cronograma previamente aprovado.

Mulher designer gráfica freelancer no trabalho em seu home office escolhe cores

Artes para redes sociais, quais as vantagens?

O serviço de artes para redes sociais é capaz de proporcionar várias vantagens para as empresas, potencializando o crescimento de suas contas relacionadas.

Veja algumas das principais vantagens que a criação dos posts pode trazer:

  • Atrair público, seja de forma segmentada ou não, para a sua marca, aumentando a sua visibilidade;
  • Divulgação dos serviços ou produtos que sua marca oferece;
  • Divulgação de novidades relacionadas a marca;
  • Aumento da confiabilidade por meio de conteúdos de valor;
  • Divulgação de promoções, sorteios e oportunidades exclusivas para potencializar as suas chances de venda.

O que considerar na criação de artes para redes sociais?

Para um melhor posicionamento nas redes sociais, é importante considerar alguns fatores para uma prestação de serviço estratégica e que converta:

  • Conhecer o público-alvo, seus comportamentos e necessidades – se você não conhecer o seu público e persona, você não será capaz de estabelecer uma comunicação efetiva com ele, resultando na ação final que você almeja;
  • Comunicação estratégica – falar a língua do seu público é capaz de abrir muitas portas para sua marca, fazendo com que ela seja bem vista por quem cujo necessidades sejam atendidas por ela;
  • Empatia – é importante que o design e tudo que ele considera seja útil para o público, logo, vale se colocar no lugar do público para que se possa sanar suas necessidades e compartilhar informações relevantes.
  • Ser acessível aos seguidores – a interação com seu público é muito importante para que se humanize a marca e que seja possível fidelizar clientes por meio de um posicionamento mais próximo e intimista;
  • Atue onde o seu público está – é importante que a estratégia considere as redes sociais que sua persona está, uma vez que assim é possível elaborar e filtrar o posicionamento de forma que ele alcance a maior quantidade de público selecionado possível;
  • Seja claro e objetivo, e se certifique de induzir e encaminhar o usuário para ação que deseja que ele faça;
  • Faça o acompanhamento das métricas – é por meio das métricas das postagens que se é possível ver se o posicionamento está a ser eficiente e se é necessário ou não mudar a estratégia.

Ferramentas gratuitas para artes para redes sociais

Atualmente, existem uma série de ferramentas gratuitas e que fornecem recursos gratuitos que podem facilitar e tornar mais acessível a criação de artes para redes sociais, conheça algumas delas e para que serve:

  • Canva: possui uma série de moldes, de vídeos e imagens, além de recursos de texto e elementos para a confecção do conteúdo visual;
  • Vista create: semelhante ao canva, é uma alternativa que também possui vários recursos, formatos e tipografias para a produção de seu conteúdo;
  • Snappa: outra alternativa que reúne mais de 6.000 modelos de publicações para você testar;
  • Freepik: é um banco de imagens completo e que possuí várias imagens que você pode estar baixando gratuitamente;
  • Trakto: além de uma variedade de modelos de artes, você também encontra um banco de imagem e ícones ilimitados;
  • Befunky: edição de publicações com apenas um clique ou arrastando as imagens;
  • Pexels: lá você encontra somente imagens gratuitas para uma busca ainda mais assertiva.

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Tags: 

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