...

O que é ux design: saiba o que esperar da profissão

Mãos mexendo em celular smartphone que possui protótipos de UX design em sua tela

Se você está atento ao mundo do marketing já deve ter ouvido falar do UX design. No entanto, você sabe do que se trata o serviço e quais os benefícios ele é capaz de trazer?

Veja tudo o que você precisa saber sobre aqui:

UX design, o que é?

O UX design, ou user experience design, traduzido para design de experiência do usuário, nada mais é do que a área que desenha a experiência de usuários em pró um negócio ou pessoa física.

Mesmo não sendo tão popular, é um serviço dentro do marketing que é essencial para qualquer tipo de empreendimento, uma vez que compreende todo o conjunto que rege a interação do usuário com o serviço.

O profissional que está por trás das tarefas de UX design, é o UX designer, sendo responsável por otimizar a experiência do usuário, fazendo com que ele navegue de forma tranquila e intuitiva, facilitando a realização de suas ações, ao mesmo tempo que se busca prolongar o seu tempo de navegação em sua plataforma, e fazer com que ele interaja com a página da forma que você deseja.

Além dessa otimização da navegação, assim como o próprio nome indica, o profissional de UX designer também é responsável pela aparência dos sites e aplicativos móveis, pensando e utilizando estrategicamente de aspectos visuais. Isso aliando o foco de atração e conversão de vendas da empresa à acessibilidade, autoridade, usabilidade e qualidade técnica.

Por fim, vale ressaltar que o UX designer pode assumir responsabilidades específicas, considerando sua especialidade, tal como UX writer, UX developer ou UX researcher.

UX writer: é o profissional responsável pela criação dos conteúdos textuais presentes nos produtos e interfaces digitais criadas. Os textos são de suma importância para a localização e navegação do usuário pela interface, logo, devem ser feitos de forma estratégica, simples e intuitiva.

UX developer: é aquele é responsável por todo o desenvolvimento da interface pensando na experiência de usuário, considerando todo o trabalho de design necessário. É por esse profissional que há a conexão entre a equipe de designers e desenvolvimento.

UX researcher: é o profissional que irá basear todas as escolhas para a interface a ser criada com base em dados, considerando as informações e dados coletados para que haja a seleção das melhores opções, com enfoque em otimizar a experiência do usuário. As informações geralmente focam em preferências e reações a certas propostas.

Mesa com elementos de UX design e um computador com o planejamento de um aplicativo em meio a uma reunião com profissionais de UX design

O que o UX design engloba?

Para compreender os benefícios que o serviço de UX design é capaz de proporcionar vale considerar algumas de suas principais tarefas relacionadas, são elas:

1. Pesquisa de usuário

Antes de tudo, o UX designer irá fazer uma pesquisa de usuário, considerando o público-alvo daquele tipo de serviço e as informações relevantes sobre ele que irão ajudar a montar uma interface que ele não tenha dúvidas.

Aqui o profissional irá considerar as suas principais necessidades a serem sanadas, o que chama a sua atenção, fazendo o uso de uma ou mais metodologias para obter essas respostas, seja a pesquisa de dados já coletados, pesquisas on-line ou entrevistas com um grupo de usuários que se encaixam no público que se busca atingir.

LEIA TAMBÉM: Desenvolvimento Web: tudo para você criar um site de sucesso!

2. Persona

Indo além da definição e do que engloba o público-alvo, para um projeto ainda mais coeso e capaz de atingir os resultados buscados, é muito importante que antes de tudo, baseando nas informações obtidas pela pesquisa feita, haja o desenvolvimento da persona do produto.

A persona, nada mais é do que uma representação fictícia do cliente ideal, usada para tornar todas as decisões mais assertivas e capaz de atingir diferentes tipos de usuários dentro de um certo alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido de uso. Para fomentar ainda mais o personagem, para ele também são definidas motivações, metas, preocupações, desafios e histórias pessoais.

Considerando a persona em todo o campo do projeto, é possível particularizar ainda mais para quem vai usá-lo.

3. Jornada do usuário

Conhecendo o usuário, é importante considerar que as tomadas de decisão também devem considerar a forma que ele deve interagir com o produto.

Por meio da definição da jornada do usuário, com enfoque em UX, é feito o mapeamento de todas as etapas de interação que o usuário tem com a interface. A jornada do usuário é importante justamente por ser o ponto de vista do cliente, considerando desde o seu primeiro contato com a plataforma.

Neste contexto, se entende o usuário como protagonista, sendo possível identificar todas as variáveis que interferem na facilidade de uso de uma plataforma, ponderando as expectativas que ele tem em relação a plataforma, buscando o surpreender de forma positiva.

Sabendo de possíveis queixas e empecilhos, o UX designer tem a possibilidade de fazer alterações e ter insights para o projeto.

4. Distribuição de conteúdo e layout

Considerando todas as informações acima, os UX designers irão pensar em como as informações serão organizadas por meio da chamada Information Architecture (IA), ou, traduzindo para o português, Arquitetura da Informação.

Nesta fase, é pensado e estruturado também o layout do site, aplicativo ou plataforma em questão, que seja de fácil entendimento. Aqui serão considerados fatores importanteso que ecomo navegação, hierarquia de páginas e categorizações.

As informações devem aparecer no momento certo e ser conectadas corretamente. Os Wireframes são muito utilizados para tornar essa parte do trabalho mais simples e visível, sendo os esboços visuais que farão a representação da estrutura e layout das telas, mostrando a disposição dos elementos de interface.

O wireframe, como também é conhecido como protótipo de tela ou app, será usado para demonstrar como os elementos se relacionam entre si e como são estruturados, demonstrando como estarão distribuídos os elementos fundamentais da interface.

5. Criação de protótipos

A fase de criação de protótipos interativos ou prototipagem, é a fase do projeto em que há a validação de ideias, os testes de funcionalidade, além da busca por feedback do que foi planejado e executado. Dessa forma, é possível mostrar o esboço do projeto e ter o feedback do usuário, que já irá entender como tudo foi idealizado e será finalizado.

Essa fase irá se diferenciar da anterior por ser mais detalhada e digna da versão final.

Normalmente, essa tarefa tende a ser direcionada a outro profissional, o UI designer, no entanto, também pode ser direcionada ao UX designer. O UI designer ou designer de interface, é o profissional mais voltado na linguagem visual e elementos interativos de um produto, considerando elementos como os layouts, cores, animações, botões e fontes, focando mais no produto em si do que nos usuários.

6. Testes de usabilidade

Ao final do projeto, o UX designer irá conduzir os testes de usabilidade que irão ser feitos por usuários reais, que irão interagir com o produto e demonstrar o seu feedback. Assim se colocará à prova a usabilidade do projeto. O mais importante de promover esses testes é que por meio deles é possível aprimorar ainda mais o projeto antes de seu lançamento.

A validação do produto pode ser feita em diferentes metodologias, como teste de usabilidade em laboratório (em que o teste de experiência é supervisionado por um profissional de UX, recebendo feedback em tempo real), ou entrevista a distância (no qual são feitas perguntas planejadas em pontos estratégicos).

Notebook com planejamento de um aplicativo na tela em escrivaninha sendo utilizado por um ux designer

Quais os benefícios do UX design?

Por fim, é importante entender os benefícios do serviço, sejam para os usuários, ou para a própria empresa.

Para o usuário, o UX design irá atuar justamente na promoção de uma experiência otimizada para ele, capaz de sanar todas as suas necessidades em relação a ela, sem se perder no objetivo.

Para as empresas, os benefícios vão da fidelização do público, ao fortalecimento da marca, destaque competitivo e aumento do lucro. Além disso, vale ressaltar a eficiência do projeto, que irá permitir que não haja retrabalhos e o aumento da produtividade.

Marketing é na Go On: Faça com a melhor!

Se você está procurando a melhor agência de marketing, você tem que conhecer a Go On Digital! Somos uma empresa de marketing 360°, que atua buscando sanar todas as suas necessidades do digital.

Prestamos serviços B2B para empresas, marcas e pessoas que querem se encontrar e encontrar o seu público no digital. Somos especialistas na Captação de Leads para Vendas (tráfego pago), Marketing Digital e de Conteúdo para Redes Sociais, Identidade Visual, Otimização de buscas e Posicionamento do Google (SEO); Youtube e Desenvolvimento de Websites. Estamos empenhados em mostrar soluções para sua empresa, entregando resultados e conteúdos de qualidade.

Além dos serviços citados acima, ainda contamos com o diferencial de atender empresas de nível nacional e internacional e contar com uma superestrutura de Podcast para você dar voz a sua marca! Com mais de 5 anos de mercado, temos vários cases de sucesso!

Com a Go On você tem a certeza de colocar a sua marca em destaque no mercado!

Entre em contato conosco e alavanque seus negócios conectando sua marca com o mundo!

Tags: 

design ux o que é, o que é design ux, o que é um ux designer, o que é ux design, o que é ux designer, ux design, ux design o que é, ux designer

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A sua agência de marketing em 360 graus.

R. Jacarandá, 672 – 2˚Andar – Horto, Ipatinga – MG

Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba informações e novidades exclusivas em seu E-mail.

    Copyright © Goon Digital | CNPJ: 26.339.427/0001-02
    Tráfego pago: entenda mais sobre e seus benefícios! SEO On-Page e Off-Page: conheça as estratégias Go On Digital: um tour por nossa agência Conheça os serviços da Go On!
    Tráfego pago: entenda mais sobre e seus benefícios! SEO On-Page e Off-Page: conheça as estratégias Go On Digital: um tour por nossa agência Conheça os serviços da Go On!
    Tráfego pago: entenda mais sobre e seus benefícios! SEO On-Page e Off-Page: conheça as estratégias Go On Digital: um tour por nossa agência Conheça os serviços da Go On!
    Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
    Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.