Links patrocinados: o que são e como utilizá-los da forma correta!

Em uma sociedade digital onde a competição pela atenção do consumidor é alta, as empresas procuram encontrar maneiras diferenciadas para se destacar e atingir o sucesso. 

É nessa parte que os links patrocinados se tornam um grande aliado ao marketing digital, que promove o aumento da visibilidade de uma empresa.

Mas mais do que apenas anúncios em um local lotado de informações, os links patrocinados são uma oportunidade de conexão, de forma confiável com seu público.

Neste texto, veremos mais sobre o mundo dos links patrocinados e como eles podem ser utilizados de maneira estratégica para alcançar seus objetivos de negócio.

O que são links patrocinados?

Os links patrocinados são simplesmente anúncios especializados em um determinado público, feitos através do tráfego pago e que são exibidos em resultados de pesquisa ou redes sociais e sites parceiros.

Eles são extremamente populares no meio da publicidade virtual, onde os anunciantes pagam para que seus anúncios sejam expostos quando palavras-chave relevantes são pesquisadas pelos usuários.

Quando o usuário realiza a pesquisa em um local de busca, como o Google, os resultados são mostrados em duas partes principais, sendo eles: resultados orgânicos e patrocinados.

Os anúncios orgânicos são gerados de forma natural de acordo com a relevância do conteúdo, e os anúncios patrocinados são anúncios pagos pelos anunciantes para ter mais visibilidade.

Os anúncios são exibidos com base nas palavras-chave selecionadas pelo anunciante e no valor que estão dispostos a pagar por clique (CPC) ou por mil impressões (CPM). 

Quando um usuário clica em um anúncio, o anunciante paga ao mecanismo de busca uma determinada quantia pelo clique que foi recebido.

Os links patrocinados podem ser exibidos em vários locais online, como Google, Bing, Yahoo, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e também em sites que fazem parte da rede de anúncios.

Os links patrocinados são muito eficientes na publicidade online e permitem aos anunciantes alcançar um público-alvo fracionado, controlar seus gastos e avaliar o desempenho de suas campanhas.

Quando os anúncios relevantes são exibidos para os usuários, os links patrocinados ajudam a impulsionar o tráfego e as conversões para os sites dos anunciantes.

Qual o impacto dos links patrocinados no marketing digital?

ilustração de pessoas sendo atraídas por informações no celular

Os links patrocinados têm um impacto grande nos diferentes tipos de marketing digital e na conversão de clientes de várias maneiras. Como vimos anteriormente, eles facilitam a chegada dos clientes a um produto específico. 

Veja agora como os links patrocinados impactam as vendas no marketing digital!

  • Aumento da visibilidade;
  • Segmentação precisa;
  • Atração de tráfego qualificado;
  • Maior taxa de conversão;
  • Controle de orçamento;
  • Mensuração e otimização;
  • Flexibilidade e agilidade.

Os links patrocinados fazem com que os anúncios das empresas sejam exibidos em destaque nos resultados de pesquisa e em outras plataformas online, aumentando a visibilidade para os usuários.

Os anunciantes podem dividir os anúncios de acordo com palavras-chave específicas, interesses demográficos, localização e outros critérios, fazendo com que sejam exibidos para o público-alvo certo.

Ao direcionar os anúncios para usuários que estão procurando por produtos ou serviços relacionados, os links patrocinados atraem pessoas qualificadas para os sites das empresas.

Como os anúncios são exibidos para usuários com real interesse nos produtos ou serviços, eles tendem a ter uma taxa de conversão mais alta em comparação com outras formas de publicidade online.

Os anunciantes têm total controle sobre o orçamento de campanhas de links patrocinados, e assim conseguem definir um valor máximo para gastar por clique ou por período de tempo.

As plataformas de links patrocinados disponibilizam dados detalhados sobre o desempenho dos anúncios, e isso faz com que quem anuncia possa medir o retorno do investimento e otimizar as campanhas para garantir resultados.

Os anúncios podem ser criados, editados e pausados, então os anunciantes podem fazer ajustes em tempo real de acordo com o desempenho das campanhas e em mudanças nas necessidades de marketing.

Com isso, os links patrocinados são uma ferramenta extremamente necessária no marketing digital de empresas, permitindo alcançar um público-alvo específico.

Além de atrair tráfego qualificado para seus sites e aumentar a taxa de conversão de clientes de forma consistente e eficaz.

Links patrocinados x SEO

ilustração de pessoas pesquisando na internet

Quando se trata de aumentar a visibilidade online de um negócio, as duas estratégias se destacam: os links patrocinados e o SEO (Search Engine Optimization). 

Embora sejam distintos, esses dois métodos podem se complementar e juntos impulsionar significativamente a presença de uma marca na internet.

Os links patrocinados oferecem resultados imediatos, fazendo com que sua empresa seja vista por um público que realmente deseja seu produto e direcionando o tráfego para seu site de forma rápida.

Do outro lado temos o SEO, que é uma estratégia de otimização de conteúdo e técnica para melhorar o ranking de um site nos resultados de pesquisa orgânica. 

Isso é feito por meio de estratégias, incluindo a criação de conteúdo de qualidade, a otimização de palavras-chave, a construção de links e a melhoria da experiência do usuário ao acessar os conteúdos. 

Por mais que o SEO leve tempo para gerar resultados significativos, os benefícios a longo prazo são constantes e aumentam a autoridade e a confiabilidade de um site aos olhos dos mecanismos de busca.

Embora os links patrocinados e o SEO tenham abordagens diferentes, eles têm um objetivo comum: aumentar a visibilidade e o tráfego para um site. 

Além disso, quando trabalhados em conjunto, essas estratégias podem ser ainda mais poderosas e eficientes. 

Por exemplo, os dados obtidos por meio de campanhas de links patrocinados podem ser usados para melhorar a estratégia de SEO, identificando palavras-chave e conteúdo que geram resultados. 

Da mesma forma, a presença forte nos resultados de pesquisa orgânica pode ajudar a reduzir a dependência de anúncios pagos, fazendo com que as empresas economizem dinheiro a longo prazo.

Mas antes de considerar a implementação de uma estratégia de marketing digital abrangente, é importante não ver os links patrocinados e o SEO como se fossem estratégias concorrentes.

O importante é vê-los como ferramentas complementares e que quando juntas, podem impulsionar o sucesso online de uma marca ou empresa!

Como usar os link patrocinados?

ilustração de pessoas usando as mídias sociais

Criar um plano para começar a usar os links patrocinados é fundamental para garantir que você aproveite ao máximo essa estratégia de marketing. 

Separamos as principais etapas para que você possa desenvolver um plano de utilização de links patrocinados eficaz!

Defina seus objetivos

Antes de começar, é de extrema importância identificar claramente o que você quer alcançar com sua campanha de links patrocinados.

Seja na estratégia de aumentar as vendas, gerar leads, promover o reconhecimento da marca ou direcionar o tráfego para um novo produto ou serviço.

Conheça seu público-alvo

Procure saber quem é o seu público-alvo, isso é fundamental para criação de anúncios relevantes e eficazes. 

Faça pesquisas de mercado para identificar características demográficas, interesses e comportamentos do seu público-alvo.

Escolha as plataformas de anúncios

Decida em quais plataformas de links patrocinados você irá fazer seus anúncios. Comece buscando por mais populares, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, entre outros. 

A escolha da plataforma irá depender do seu público-alvo e dos objetivos da campanha.

Realize pesquisa de palavras-chave

Para anunciar no Google Ads, é necessário realizar uma pesquisa de palavras-chave relevantes para o seu negócio. 

Identifique as palavras-chave que seu público-alvo provavelmente irá usar ao buscar produtos ou serviços semelhantes aos seus e foque em usá-las em seus anúncios.

Crie seus anúncios 

Desenvolva anúncios persuasivos e interessantes que atraiam a atenção do seu público-alvo e incentivem os cliques. 

Nesta etapa é importante incluir as palavras-chave relevantes nos títulos e textos dos anúncios, assim é possível aumentar a relevância e o desempenho da campanha.

Defina seu orçamento

Determine quanto você está disposto a investir em sua campanha de links patrocinados. Estabeleça um orçamento diário ou mensal e defina lances para suas palavras-chave com base na competição e no valor do lance.

Acompanhe e otimize

Sempre monitore o desempenho de suas campanhas de links patrocinados e faça ajustes conforme necessário. 

Avalie métricas como os cliques, impressões, taxas de cliques e taxas de conversão, assim será possível identificar áreas de melhoria e otimizar sua estratégia.

Teste e aprenda

Realize os famosos testes A/B com diferentes variações de anúncios, palavras-chave, públicos-alvo e estratégias para determinar o que funciona melhor para o seu negócio. 

Use insights obtidos para aprimorar suas campanhas.

Seguindo essas etapas e ajustando sua estratégia com base nos resultados obtidos, você estará bem posicionado e garantirá resultados de forma eficaz em sua estratégia de marketing digital.

Na Go On Digital, criamos uma estratégia ampla de marketing que se alinhe às metas e objetivos do seu empreendimento! 

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