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Mailing list: o que é e quais seus benefícios para seu negócio!

Ícone de envio de e-mail em estilo plano. Envelope recebe ilustração vetorial em fundo isolado. Conceito de negócio do sinal de notificação do mailbox.

Hoje em dia, para se destacar no mercado, seja qual for o nicho, você deve se atentar quanto às estratégias de marketing que mais fazem sentido para o seu negócio, para que assim você possa se destacar e conseguir captar e fidelizar clientes.

Uma estratégia que tem conquistado os empresários pelos seus benefícios e assertividade é a de mailing list, que se enquadra dentro do e-mail marketing.

Conheça aqui tudo o que você precisa saber sobre o e-mail marketing e quais são as vantagens que a estratégia é capaz de proporcionar:

Mailing list, o que é?

Um dos objetivos principais e mais difíceis do marketing é oferecer um conteúdo relevante para o público o qual o conteúdo é relevante. Dessa forma, é muito importante colocar estratégias como de mailing list em prática para que isso seja possível.

Tendo esse objetivo, o mailing list é uma estratégia prática dentro do e-mail marketing; prática de comunicação direta pelo e-mail que usa esse canal para se aproximar do lead ou cliente para que seja possível fazer a nutrição desse cliente em potencial ou fidelizar o cliente, gerando vendas.

Nesse contexto, o mailing list entra como sendo a lista de contatos que um negócio ou empresa usa para se comunicar de forma mais assertiva com o cliente, seja qual for a parte do funil de vendas a qual ele se encontra.

Uma vez que em cada fase ele deseja ouvir um tipo de mensagem, pelo mailing list também é feita a organização desses contatos, que pode ser feita a partir de um envio previamente autorizado seja de conteúdos exclusivos, como um e-book, promoções, informações relevantes e conteúdo editorial.

Para a organização do mailing list é feita a captação de informações cedidas pela própria pessoa com interesse, que irá oferece-las pensando em receber algo em troca, como os exemplos dados acima.

Para que o objetivo do mailing list seja alcançado é importante se preocupar quanto a qualidade da mensagem passada por essa comunicação.

Conceito de e-mail marketing, pessoa lendo e-mail no smartphone.

Como o mailing list pode ser dividido?

Como vimos, pelo mailing é possível a segmentação de consumidores e pessoas interessadas em listas específicas e que requerem um tratamento diferencial.

Seguindo o raciocínio de jornada de compra, confira como as divisões podem ser feitas:

Leads: os leads nada mais são do que os clientes em potencial, ou seja, que possuem interesse em seu produto ou serviço. Eles oferecem seus dados para que recebam a sua comunicação de e-mail marketing.

Clientes não engajados: são aqueles que já fizeram compras com sua marca a muito tempo e que não retomaram a fazer, necessitando de um certo reengajamento para serem recuperados.

Clientes fidelizados: são aqueles clientes que já estão engajados com sua marca, seu produto/serviço e seus serviços e que se prontificam para passar suas informações e contatos para que possam receber informações e condições exclusivas. São clientes ideais para cross-selling (oferecer serviços/produtos relacionados a compra) e upselling (se oferece uma versão mais atualizada, um ganho, de acordo com o serviço adquirido).

Existem outros tipos de modelos de segmentação do mailing list, que podem ser explorados de acordo com o perfil de público e persona, tal como suas particularidades e comportamentos.

É por meio dessa divisão que é possível enviar mensagens personalizadas para cada perfil, não enviando e-mails desconexos e que não farão um bom trabalho ao fazer com que os destinatários realizem a ação que você deseja.

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Qual a importância do mailing list?

A importância do mailing list é justamente fazer com que você consiga fazer o envio direto da mensagem que deseja aos contatos em questão de forma organizada, sendo capaz de traçar objetivos de acordo com a fase que a pessoa está classificada.

Logo, é muito importante usar do interesse e informações passadas pelo usuário, seja pelo blog, redes sociais ou pesquisas de opinião, por exemplo, de forma inteligente.

Entre os dados que podem ser adquiridos por meio de mailing list estão: nome, telefone celular, telefone fixo e outros dados que ajudam ainda mais a personalizar e estreitar o laço com o cliente.

Vale ressaltar que o e-mail é um canal de comunicação usado por 53% da população mundial, contabilizando 4,14 bilhões de usuários ao redor do mundo em 2021 segundo o Statista, tendo previsão de chegar a 4,59 bilhões em 2025.

Segundo a Pew Research, 92% das pessoas conectadas à internet possuem contas de e-mail, com 62% delas acessando diariamente. E de acordo com o MarketingSherpa, o e-mail é o canal preferido de 72% dos usuários para receber ofertas, publicidade e mensagens de marcas.

O e-mail é um canal que, ao contrário das redes sociais, por exemplo, atinge 100% de sua base de contatos, fazendo com que a marca adquira um conhecimento mais profundo das características do consumidor.

Empresário segurando smartphone touchscreen manual e verificando ícone de e-mail on-line ou enviando e-mails para parceiro e cliente na web com conceito de tecnologia de interface virtual.

Higienização de contatos

Considerando que muitas das informações conseguidas por meio do mailing list acabam por sofrer alterações ao longo do tempo, como emprego, número de telefone e endereço corporativo, vesse importante manter a mailing list sempre higienizada, lidando com essa mudança e tornando essa estratégia ainda mais precisa.

A higienização da lista de contatos consiste em sua revisão periódica, fazendo a remoção de endereços inexistentes e que não estejam mais interessados em receber e consumir os seus conteúdos.

Por meio dessa higienização é possível evitar que a mensagem acabe no lixo eletrônico ou bloqueada para o usuário; por conta de critérios de reputação negativos, e melhorar a experiência do cliente; evitando que as mensagens sejam detectadas com spam até mesmo para clientes engajados.  

Demais coisas a serem observadas em sua rotina de higienização da mailing list estão as taxas de abertura, cliques e compartilhamento, hard bounces (e-mails que não existem ou não existem mais), soft bounces (e-mails válidos que não receberam e-mails, por conta da caixa da caixa de mensagem cheia, por exemplo), marcações de spam e descadastramentos (que são contatos que pediram para não receber mais seus e-mails).

É por meio dessa análise que é possível aprimorar a estratégia, o conteúdo e a copy do e-mail marketing.

Atualmente, existem ferramentas on-line que atuam na eliminação antecipada de hard bounces, tal como o E-mail Checker, Safety Mails, Data Validation e o Checador.

Além de um conteúdo segmentado de qualidade, da higienização das listas e análise de resultados, outras boas práticas que otimizam a estratégia envolvem não comprar listas de e-mail, já que são contatos que não aceitaram e muito possivelmente não estão interessados no que você quer oferecer.

Vale investir em uma ferramenta de e-mail marketing bem avaliada, que possua esses recursos de segmentação, disparos automáticos e elementos que possibilite a customização de e-mails e a criação de artes para os mesmos. Entre as ferramentas de destaque no mercado pode-se citar o Active Campaign, MailChimp e GetResponse.

Qual a melhor agência de marketing para o seu negócio?

Se você está procurando a melhor agência de marketing para o seu negócio, você tem que conhecer a Go On Digital. Localizada em Ipatinga-MG, a Go On possui clientes em todo o Brasil e até mesmo fora do país!

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