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O que faz um social media? Saiba tudo sobre a profissão!

Zoom em mão segurando celular na pasta de Redes Sociais, na frente de um notebook

Se você está ligado com as tecnologias em alta do momento e os impactos que elas estão causando em nossa sociedade, com certeza sabe ou já ouviu falar da profissão social media.

Neste artigo, vamos falar sobre a profissão, quais são suas principais funções e porque contratar o serviço para sua marca/empresa:

Social media, o que é?

Muitas pessoas se enganam em dizer que a profissão social media é somente a postagem de artes nas redes sociais. No entanto, o profissional é o responsável por toda a gestão da rede social do cliente, indo desde o planejamento estratégico, organização, conteúdo e análise.

É o social media o responsável por fazer a criação do conteúdo, pensando na persona (cliente ideal) do cliente e em suas necessidades, e assim, pela atualização das redes.

Considerando que hoje em dia as redes sociais são usadas para estabelecer conexões, o social media foca na comunicação eficiente com os clientes, buscando estabelecer conexão com os mesmos. Logo, também é responsável pela promoção da marca, produto ou serviço, e relacionamento com o público, posicionando a marca estrategicamente.

Vale ressaltar que segundo dados do relatório Digital 2022: Global Overview, são 4,62 bilhões perfis ativos representando cerca de 58,4% da população mundial. Assim é bem provável que o seu público esteja conectado pelas redes sociais, fazendo com que o social media seja uma ponte eficaz até ele.

Mulher em fundo azul, com blusa e maquiagem azul, segurando o celular e apontando para a tela

Quais são as funções de um social media?

Como vimos, considerando os objetivos do social media, podem ser segmentadas uma série de competências que podem ser atribuídas ao profissional, buscando que as redes sociais atinjam os objetivos determinados pelo cliente, tanto de branding quanto de venda.

Considerando os diferentes papéis que o social media pode tomar, confira as principais tarefas desse profissional:

Planejamento de editorias

O foco do planejamento de editorias é a análise do mercado e de suas tendências, tendo como objetivo ter base o planejamento estratégico, com ações específicas segmentadas para atender às necessidades de cada público em cada rede social.

Mesmo sendo uma tarefa inicial, é muito importante, já que é onde se organiza todo o fluxo de trabalho em torno do cliente. Em caso de uma equipe, é por meio do planejamento de editorias (categorias) que é possível organizar a rotina de gestão das redes sociais, dividindo as tarefas e acomodando de acordo com o fluxo de trabalho de cada profissional.

É importante que o planejamento leve em consideração também o fluxo de trabalho dos designers, que devem estar envolvidos nesse planejamento para que as redes sociais sejam alimentadas com produções condizentes com a estratégia e sua intenção.

Ainda prezando pela organização do processo, é importante visualizar o planejamento por meio de um cronograma de postagens, que deve ser mantido atualizado para que seja possível atender as necessidades pontuais dos clientes. O cronograma guia os agendamentos, e assim, é possível antecipar certas ações.

Por fim, para um planejamento eficiente, deve-se considerar não só as particularidades de cada categoria, mas também os canais que receberam o material a ser produzido, os temas a serem considerados e as datas comemorativas que fazem sentido para a marca e seu público.

Criação de conteúdo

A criação de conteúdo é uma das tarefas que são atreladas ao social media, na qual por meio do que foi estabelecido pelo planejamento, são criadas as legendas, copy e as artes, caso essa tarefa não seja designada a um designer.

Isso pensando não só na estratégia, mas também nos resultados que ela quer trazer.

A produção de conteúdo pelo social media tem base na produção de conteúdo institucional ou promocional para o cliente. É necessário um conhecimento técnico sobre design e formatos disponíveis e que gerem maior engajamento, além de criatividade para aplicar o que dá certo.

No entanto, deve-se considerar que nem tudo é replicável, e nem tudo que funciona para determinado cliente ou concorrente, funcionará para outro cliente específico.

A produção do conteúdo segue o tempo estimado até a aprovação do material, presente no planejamento, e com a aprovação, se inicia o agendamento das postagens, seguindo o cronograma.

Interação com público e monitoramento

Considerando todo o processo de gerenciamento das redes sociais, deve-se sempre manter as dúvidas e interações do público respondidas, promovendo um posicionamento acessível e harmonioso da marca.

É por meio do acolhimento e da análise do retorno do público que se é possível entender se a comunicação estabelecida está dando certo, e caso contrário, se é necessária alguma mudança estratégica.

Vale ressaltar que o atendimento ao cliente por meio das redes sociais, chamado de SAC 3.0, requer muita cautela, já que é determinante para que o cliente realize a ação que você quer que ele realize. Logo, priorizar uma resposta rápida nem sempre é uma opção, mas sim, algo que atenda o que o cliente necessita e converta.

As redes sociais são o cartão de visita de sua marca, e na pessoa do social media, devem passar uma impressão positiva, clara e verdadeira.

O monitoramento vai além e deve-se preocupar também em acompanhar os concorrentes, saber o que eles estão fazendo e que pode funcionar para você. A busca incessante por referências e inspiração faz parte do trabalho do social media.

Análise de métricas e produção de relatórios

Para que os resultados alcançados com o gerenciamento e suas fases possam ser visualizados pelo cliente, o social media deve se preocupar com a análise e a passagem das métricas em relatórios periódicos, que devem ser enviados com regularidade.

Além do acompanhamento do paciente, a mensuração dos dados é importante para a definição do próximo posicionamento estratégico a ser tomado, já que se entende o que funciona e gera maior alcance e engajamento para o cliente.

Assim sendo, é possível juntar informações que geram oportunidades e fraquezas, e utilizá-las para a otimização do canal.

Para a metrificação podem ser analisadas ferramentas das próximas redes sociais, ou utilizar programas próprios de gerenciamento de redes sociais.

Entre as informações específicas que podem ser adquiridas pela mensuração estão os formatos, dias, horários, categorias e CTA’s que mais engajam, além da performance de acordo com a periodicidade, comparativos mensais e anuais.

Gestão de comunidade

Ainda visando um bom relacionamento com o público e a geração de leads (clientes em potencial), é importante ter como pretexto a fomentação de uma comunidade digital, que deve ser fortalecida considerando os ideais e objetivos da marca.

Para isso, o social media deve entender que as diferentes redes sociais possuem públicos diferentes, que requerem diferentes posicionamentos e ações criativas para chamar sua atenção.

Criação de anúncios

Além do conteúdo orgânico, dependendo da abordagem estratégica proposta ao paciente, a criação de conteúdo para mídia paga (anúncios) pode ser interessante, principalmente se o que busca é uma conversão em vendas mais imediata.

Isso já que pelos anúncios feitos para redes sociais, você segmenta sua persona de forma manual, fazendo com que o post atue de forma mais acessível. É por esse motivo que os anúncios feitos para o digital também tendem a ser mais efetivos do que os produzidos para mídias tradicionais (Rádio e TV), mas isso depende do público-alvo.

Agendamento dos posts

Com o planejamento, o agendamento de posts, seja manual ou utilizando um recurso próprio, tende a ser bem tranquilo e não suscetível a erros.

Dessa forma, aqui se reforça a importância do planejamento estratégico prévio, sendo apenas necessário seguir a frequência e o canal em que os conteúdos se encaixaram.

Mãos segurando ícones de redes sociais famosas; YouTube, Instagram, Facebook, TikTok e Snapchat

Por que contratar um social media?

Por fim, considerando tudo que o social media pode fazer por você, vale dizer que se você quer se destacar de seus concorrentes e ser encontrado no digital de forma que sua marca seja conhecida e lucre, contratar este profissional experiente é a opção.

Aqui na Go On Digital, trabalhamos com gerenciamento de redes sociais completo, com uma equipe de social media especializada, e que irá te oferecer um atendimento personalizado e focado em resultados.

Com a Go On você tem a certeza de colocar a sua marca em destaque no mercado.

Entre em contato conosco e alavanque seus negócios conectando sua marca com o mundo!

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