Se você entrou neste artigo, e se já ouviu falar da força do tráfego pago, com certeza deve estar querendo usar essa estratégia a seu favor para aumentar de forma significativa as suas vendas pelo Instagram.
Dessa forma, estamos aqui para te ajudar a impulsionar as suas ferramentas com essa ferramenta:
Conteúdo
ToggleTráfego pago, o que é?
O tráfego pago, também conhecido como mídia paga, como o próprio nome indica, é uma forma de divulgar um site, blog ou página (landing page) na web por meio de anúncio. Para isso, é feito um investimento em dinheiro, podendo o anúncio ser filtrado de acordo com fatores como localização, gênero e idade.
O tráfego pago pode ser feito em mecanismos de busca como o Google, ou em redes sociais como Facebook e Instagram.
Dessa forma, por meio disso, é possível aumentar a visibilidade no link de destino do anúncio, onde pode estar o produto o qual você está querendo aumentar as vendas, ou o site da própria loja, por exemplo. Logo, se investe dinheiro para que se aumente estrategicamente o tráfego.
Buscando fazer com que os links patrocinados apareçam para usuários de forma assertiva, os algoritmos levam em conta, além dos fatores filtrados, fatores comportamentais (interesses) e histórico de forma na qual se consiga atrair o maior número de leads possível.
Por fim, pelo tráfego pago, a sua marca navega por diferentes públicos e atrai quem precisa da sua solução.
Tráfego pago Instagram
Enquanto os anúncios aparecem com a tag “Anúncio” antes da URL nos resultados do Google, aparecendo quando o usuário busca por uma palavra-chave associada, nas redes sociais, como o Instagram, aparece como post “Patrocinado”.
Os posts divulgados devem atrair o clique do usuário, por meio de um trabalho conjunto da arte, descrição e copy utilizada, conseguindo o levar o usuário até a página de destino. Logo, ainda mais do que os posts feitos para serem divulgados organicamente, os posts feitos para tráfego pago devem chamar a atenção e serem persuasivos.
Para colocar os esses pontos em prática, é necessário seguir um passo-a-passo importante. Confira:
1 – Escolha da melhor ferramenta
Inicialmente, você deverá escolher entre duas ferramentas: o Gerenciador de Anúncios do Facebook ou o Instagram Ads. Essas ferramentas irão se diferenciar quanto ao tipo de público o qual se almeja alcançar.
O Facebook é mais indicado para o público mais maduro, engajado em comunidades e bem segmentado. O Instagram é a opção para o foco em um público mais jovem e engajado.
2 – Análise e definição de custos de Instagram
O investimento mínimo diário para anunciar no Instagram é de R$6,00. No entanto, é necessário que o valor seja feito de forma estratégica para que se possa alcançar o maior número de pessoas qualificadas para serem seus potenciais clientes.
Os resultados das campanhas são mensuráveis, sendo recomendado que ele seja conquistado de acordo com o retorno obtido em clientes e vendas, fazendo com que o valor aplicado seja um investimento eficiente. O indicado é que o investimento seja aumentado à medida que o perfil atingir o retorno esperado.
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O pagamento pelo tráfego pago no Instagram pode ser efetuado por meio de cartões de crédito, boleto bancário, PIX, PayPal, Mercado Pago ou crédito de publicidade.
3 – Aplicação efetiva
Seja o Gerenciador de Anúncios do Facebook ou o Instagram ADS (https://business.instagram.com/advertising), é importante que o serviço seja feita de forma efetiva e eficiente:
Gerenciador de Anúncios do Facebook
- Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook (https://www.facebook.com/business/tools/business-manager);
- Selecione o objetivo de seu anúncio. Seja ele: reconhecimento de marca, aumento do alcance, geração de tráfego, envolvimento e engajamento de público, grande repercussão, muitas visualizações no vídeo/conteúdo e conversões;
- Segmentação de seu público;
- Ajuste o orçamento determinando os gastos diários ou por todo o período de campanha;
- Na parte de “Posicionamento”, determine onde o anúncio vai aparecer, seja no “Instagram Feed” e/ou “Stories”;
- Feito isso, é necessário escolher o formato do anúncio (imagem, vídeo ou carrossel) e o arquivo;
- Faça a inserção do título, descrição e CTA do anúncio;
- Faça a publicação da campanha.
Instagram Ads
- Acesse o perfil de sua conta comercial pelo aplicativo do Instagram ou por sua conta na Web;
- Siga até a parte de “Ferramentas para anúncios”;
- Selecione a publicação que será usada na divulgação, aperte em “Avançar”, presente no canto superior direito;
- Faça a vinculação de sua página do Facebook ao Instagram, caso ainda não tenha feito;
- Faça a configuração do público de acordo com os recursos disponíveis;
- Estabeleça o orçamento que deseja gastar por dia, a duração do anúncio e distribuição;
- Clique em “Avançar”;
- Finalize em “Criar promoção”.
Entre essas duas possibilidades de ser feito tráfego pago no Instagram, deve-se levar em conta que a primeira opção tende a ser mais indicada para negócios que possuem ferramentas de segmentação mais poderosas, sendo a melhor opção para casos de orçamento menor.
Quais são os tipos de abordagens de tráfego pago no Instagram?
Hoje em dia, com as atualizações do Instagram, o tráfego pago e suas campanhas podem ser aplicados de diferentes formas e formatos. Confira aqui quais são as principais formas de aplicação de anúncios no Instagram:
Feed: por se tratar da estrutura padrão de publicação no Instagram, é importante saber aproveitar o espaço e chamar a atenção com um conteúdo cativante e chamativo, e uma CTA que converta.
Carrossel: é importante saber prender o usuário e fazer com que ele tenha interesse em ver todas as imagens divulgadas, logo, saiba envolver seu público, levando em conta a sua necessidade a ser sanada.
Stories: os Stories possuem diversos recursos para que você possa captar a interação do público e aumentar o engajamento do anúncio.
Vídeo: é uma excelente forma de ter mais tempo de aproveitamento com o público, logo, é bom ser cativante e saber contar histórias para que se obtenha um bom resultado.
Reels: os vídeos curtos e dinâmicos do Reels podem ser a sua porta de entrada mais assertiva em caso de abordagens mais criativas e que envolvam uma variedade de assuntos.
Instagram Shopping: com a criação de uma loja on-line dentro da plataforma, é possível apresentar os produtos e a efetivação das vendas de forma mais simplificada.
Quais são as vantagens do tráfego pago para Instagram?
O tráfego pago para o Instagram é uma forma poderosa de divulgação de sua marca, considerando o grande público da plataforma.
Descubra quais são as principais vantagens de adotar a estratégia:
1 – Aumento da visibilidade
Como sendo uma estratégia de divulgação, na qual se busca ampliar o alcance de determinado conteúdo de conversão, a principal vantagem é justamente esse aumento de visibilidade.
Pelo tráfego pago você alcança um grande número de usuários de forma rápida e simplificada, de forma imediata, se destacando de outras ferramentas.
Vale levar em conta ainda a alta taxa de conversão que o Instagram possui em relação a outras plataformas de anúncios.
2 – Segmentação de público
Outro destaque desse tipo de estratégia é a segmentação de público, na qual se considera a alcançar um maior número de usuários, dentro da audiência que se quer atingir com o patrocinado.
Assim, se realiza uma estratégia que realmente converte, podendo-se ainda usufruir desse benefício para converter e oferecer conteúdos diferentes para diferentes segmentos.
3 – Conexão com usuários e leads
Por meio do anúncio planejado, é possível comunicar diretamente com consumidores e possíveis clientes (leads) de forma assertiva, havendo a liberdade de responder possíveis comentários e mensagens a respeito vindas no direct, estabelecer e fortalecer laços.
Com isso, você se aproxima do público de sua marca e faz com que ela se posicione de forma mais humana, confiável e acessível.
4 – Resultados rápidos
Por último e não menos importante, os resultados adquiridos pelo tráfego pago no Instagram costumam ser imediatos, valendo assim que o anúncio começa a rodar, sendo percebido o aumento de interações de possíveis clientes e assim, vendas.
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